12 fevereiro 2010

Prateleira Billy - IKEA (1978)


      A prateleira Billy (1978) é um fenómeno do Design, pelo seu sistema de armazenamento em kit de montagem flexível e simples. É um dos designs mais populares do mundo. Desde que foi lançada pelo IKEA já vendeu cerca de 28 milhões de exemplares.
    
     A "Billy" é um sistema de arrumação que evoluiu desde unidades de prateleiras simples e ajustáveis, a toda uma série de estantes e combinações de modelos de arrumação. Com modelos de canto, portas de vidro, torres de CDs e bancadas par a TVs. São essencialmente compostas por um painel de partículas, um material que é barato para uma produção em série e de montagem fácil. Estes componetes são folheados numa variedade de materiais, desde bétula a faia, com acabamentos metálicos várias cores.

     A IKEA foi fundada em 1943 por Ingvar Kamprad, com apenas 17 anos, como uma empresa de venda por catálogo, de mobiliário acessível, funcional e de bom design.
O enorme êxito da empresa pode ser atribuído, à sua abordagem inovadora ao conceito do kit de montagem, e de embalagens planas.

Sem comentários:

Enviar um comentário